terça-feira, 11 de setembro de 2012

15 Modelos Criativos de Escadas


Vai construir? Então já deve ter imaginado sua casa, e um elemento em especial: a escada.

Diversas cores, materiais, estilos e formas, estão disponíveis no mercado. Mas apostar em qual tipo de escada? O ideal é pensar simultaneamente na funcionalidade, sem esquecer o custo e a beleza. A escada deve fazer parte da composição do ambiente de forma harmônica. Selecionamos alguns modelos que podem inspirar até os mais indecisos...


Esta escada explora o vidro, tanto nos degraus como no guarda corpo que conecta os dois pavimentos.

Com leveza, esta escada metálica dá acesso ao mezanino, também com estrutura metálica.

Apesar de ser mais rústica que as outras, esta escada de pedra se iguala na beleza, dando a sensação de continuidade da parede que é do mesmo material.

A iluminação ajuda a compor a elegância desta escada, repararam que ela não possui corrimão?

Solução Estrutural: Esta escada é atirantada na laje.

Investir na cor, este foi o intuito deste espaço alegre e divertido.

Forma inusitada para uma escada, mas permite acesso com economia de espaço.


Escadas como estas são a solução para espaços pequenos, elas admitem espaço para gaveteiros, cestas, e estantes por exemplo.



Uso inteligente de espaço: Nestes dois exemplos, foi aproveitado o espaço abaixo da escada. No primeiro, foi projetado um pequeno, porém aconchegante ambiente de descanso , e no segundo, foi realizado uma linda área de jardim, com iluminação zenital.

A inspiração nesta escada de acrílico em Londres é o arco íris. Unindo três pavimentos, ao chegar ao fim do arco íris, encontramos um playground.

A plasticidade foi explorada na concepção desta escada, que nos lembra de um brinquedo de criança.

Arquitetura ou escultura?
O escritório Tétrarc Architects pintou o espaço todo de branco para valorizar a escada da faculdade de artes de Saint Herblain na França.


A escada é um elemento arquitetônico de grande potencial. Muito além da funcionalidade de unir dois pavimentos, ela pode se tornar um componente de design. As escadas se destacam de outros elementos na casa, pois permitem uma liberdade criativa, que não temos com outros elementos. Por exemplo, imagine morar em uma casa com paredes ovais, ou com ângulos muito diferentes, isto pode tornar o espaço inviável para morar, pela falta de praticidade e dificuldade para acomodar os móveis.  Ao adotar a escada como partido arquitetônico, o arquiteto pode dar um toque escultural, inovando e dando personalidade ao ambiente.

Publicado por Jéssica Manrrubia




Um comentário:

Deixe seu comentário!